quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Faculdade de Educação

O curso de pedagogia da FE da Unicamp é dotado de muitas especificidades, a maioria dos estudantes são também trabalhadores e, conseqüentemente, têm acesso reduzido à vivência universitária tanto em termos estruturais como bibliotecas, quanto aos espaços culturais, exposições, festas, etc., cabe aí ressaltarmos os estudantes do Proesf e Pefopex, todos professores em exercício.

O campo de atuação do profissional da educação é bastante amplo e desafiador, pois seus profissionais exercem um papel de grande importância social. O curso de pedagogia carrega a responsabilidade de propiciar uma formação plena que concilie teoria e prática de forma reflexiva e crítica. Para que isso aconteça é necessário avaliarmos a estrutura de nosso curso, tal qual as diretrizes que o permeiam. Nesse contexto o Centro Acadêmico tem que se propor a atuar em consonância com a realidade dos estudantes, lutando pela valorização dos profissionais da educação e pela garantia de uma formação de qualidade.

Nossa chapa propõe:

  • Incentivar a participação nos órgãos colegiados como, por exemplo, a Comissão de Estágios, Congregação, dentre outros;
  • Construir em conjunto com os demais estudantes a avaliação de curso;
  • Criação de espaços de discussão em Americana;
  • Promover atividades que integrem os pólos de Americana e Campinas;
  • Incentivar os debates entre os cursos presentes na FE (Pedagogia e Licenciaturas);
  • Construir a Semana da Educação, entendendo que este é o momento de aprofundarmos os debates que permeiam o curso de pedagogia e o contexto que a Educação está inserida;
  • Discutir as ementas das disciplinas que, muitas vezes, não correspondem ao que é aplicado na prática;
  • Lutar pela contratação de mais professores;
  • Fazer debates sobre formação continuada;
  • Fortalecer a unidade com os pós-graduandos, promovendo atividades com a APGFE.

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